"Ensino a distância de qualidade"
O fato de ser um curso na modalidade Ead não interfere na qualidade do ensino/aprendizagem. A princípio, o aluno pode sentir dificuldade em acompanhar o ritmo de estudo a distância, mas não está desamparado. Temos o apoio do Técnico em Assuntos Educacionais, do suporte de TI, da Coordenadora do curso de Letras, do Coordenador do polo onde o aluno está matriculado, dos professores e tutores de cada disciplina. O curso conta com um AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) próprio. Neste ambiente virtual o aluno tem acesso às disciplinas cursadas, à Sala de Coordenação do Curso (onde estão reunidos professores, tutores, coordenadores e técnicos), aos materiais de estudos e aos professores e tutores que podem ser contatados por meio de um chat da plataforma. Por se tratar de um curso a distância, muitos alunos moram em cidades próximas ou distantes do polo que pertencem. Isso pode gerar dúvidas quanto à necessidade de se dirigir frequentemente ao polo para resolver certas questões. Para facilitar, alguns processos podem ser abertos pelo próprio aluno (sob orientação do Técnico em Assuntos Educacionais), como cadastrar uma Atividade Complementar, solicitar Declaração de Nada Consta, requerer Colação de Grau e/ou de expedição de diploma. Esses processos são abertos por meio do SUAP (Sistema Unificado de Administração Pública). É de fácil acesso: o usuário e senha são os mesmos utilizados para acessar o AVA. Em condições normais, as avaliações, as apresentações de seminários, as defesas de TCC e outros eventos, como a Semana de Letras, acontecem nos prédios do IFPB. Mas, devido à pandemia da covid-19, essas atividades estão sendo realizadas virtualmente. No que diz respeito às aulas, os professores agendam pelo menos uma aula on-line por semana (pelo Google Meet ou pela própria plataforma de web conferência do AVA, o Big Blue, que permite gravação). Esses encontros aproximam o aluno do professor e permitem que dúvidas e questionamentos sejam esclarecidos.
Na relação entre aluno e professor, uma queixa frequente é o distanciamento de alguns poucos professores da disciplina que leciona e, consequentemente, da plataforma virtual. Na expectativa de uma resposta, de um esclarecimento ou de uma ajuda, o aluno pode se ver angustiado em esperar pelo retorno do professor. Muitos do corpo docente se veem sobrecarregados com outros atribuições dentro da instituição, o IFPB, o que pode explicar um tempo de resposta mais demorado do que o desejado.