"Didática e a falta de equidade"
Os docentes do curso carrega consigo a didática, onde se tem em mente que aprendemos uns com os outros. Os docentes procuram abordar a prática da aula teórica interligada a realidade no qual vivemos e, onde iremos utilizar o conhecimento desenvolvido na nossa área de formação. Os professores da Pedagogia da Nilton Lins procuram fazer com que seus alunos passem a se identificar como um agente da educação dentro e fora do ambiente acadêmico. Fazendo com que os discentes visite locais histórico, onde se contém uma cultura rica de conhecimento e aprendizado de modo em que passamos a realizar uma reflexão "De que modo, eu, como futuro pedagogo irei traçar uma sequência didática com meus alunos, quando os mesmos terem essa vivência/ experiência visitando um local onde pode ser desenvolvida uma educação formal. Há o ensinamento de que não devemos criticar tudo que é tradicional, e sim, que o ensino tradicional fez parte de um processo na educação, onde podemos usufruir de algum modo dessa prática de ensino, somando coma educação progressista.
Não é novidade que a área da educação é pouco valorizada. Porém, diversas instituições de ensino não dão o devido valor para o curso de Pedagogia, e isto acontece na Nilton Lins. Não há uma valorização, não há igualdade, uma equidade adequada. Onde ocorre pouca divulgação dos nossos trabalhos acadêmicos. Além do mais, não temos um laboratório, local este que seria tão útil para a nossa prática com as atividades lúdicas.