"Ótima estrutura e currículo inovador!"
O currículo é baseado em metodologias ativas e aprendizagem. Grande parte das aulas são ministradas de forma expositiva participativa, enquanto algumas utilizam-se de explicações seguidas de caso clínico para fixar a aprendizagem. Não é problem based learning. As salas de aula ficam no prédio da biblioteca, que é uma das maiores da América Latina. Ela são modernas, com cadeiras estofadas e confortáveis. São modernas pois é possível escrever em qualquer parte da sala, as cadeiras (por terem rodinhas) podem ser rearranjadas de diversas maneiras para facilitar o andamento da aula. Os laboratórios são novos e modernos. Temos salas de habilidades práticas, onde a turma de divide em grupos, salas de realidade simulada, com diversos manequins para treinar práticas como reanimação cardio-respiratória e afins, assim como consultórios para práticas clínicas. O laboratório de anatomia é bastante amplo e possui tanto cadáveres como modelos sintéticos. A universidade possui campanhas para doação de cadáveres, assim como possui convênios com diversas prefeituras da região para recebimento de novos corpos. A universidade tem foco em novas tecnologias em saúde, tendo firmado acordos com o Medical Valley, na Alemanha, o que possibilita futuras oportunidades de intercâmbio. Dentro das novas tecnologias temos foco, desde o primeiro semestre, na prática do ultrassom a beira de leito, conhecido como point of care ultrasound (POCUS). Desde o primeiro semestre, na disciplina de Anatomia por Imagem I temos a introducao as funções e prática no ultrassom, nas aulas nos deparamos com casos clínicos e exames a serem realizados (os próprios alunos voluntariam-se como modelo), durante a aula os professores ensinam, corrigem e avaliam os alunos e o domínio dos mesmos no ultrassom. O laboratório de imagem conta com 8 aparelhos de ultrassom, que estão disponíveis para o uso dos alunos tanto em aula como em monitorias marcadas. O curso possui um programa de tutorias realizados em grupo de 6 a 8 alunos e ministradas por um professor obrigatoriamente médico. Na tutoria discutimos a formação médica, conversamos sobre nossos anseios enquanto alunos de medicina, tiramos dúvidas quanto à formação, assim como damos um feedback sobre o curso para os professores, para propiciar uma constante evolução do curso, que é novo. O corpo docente é de grande excelência e ativo academicamente, a maior parte dos professores é médico. Já possuímos diversas ligas acadêmicas que complementam a formação discente, assim como um centro acadêmico pra representação acadêmica e uma atlética para participação em eventos esportivos. O campus é muito lindo e construído as margens de uma reserva ambiental, e por isso, e muito arborizado, tendo certificado ISO pela preservação ao meio ambiente. Tem diversas opções de comida, desde lanchonetes à restaurantes muito bons e de qualidade. Também tem o RU, que é uma opção mais barata e possui um bufê maravilhoso e inúmeras opções no cardápio.
Por ser um curso novo, ainda enfrentamos problemas de comunicação entre os docentes e os discentes, tais problemas são uma preocupação dos alunos e da coordenação e estão sendo tomadas medidas como um canal oficial do comunicação, mediado pelos representantes discentes, que são eleitos anualmente pelos alunos. Grande rotatividade dos professores acaba por prejudicar o aprendizado de algumas turmas, no entanto, a cada semestre notamos um evolução da universidade quanto a isso. Enfrentamento problemas em relação as provas, as quais tinham algum erros nas questões e repetição. Devido a isso os professores tiveram recentemente um curso de psicometria para melhor elaboração de provas. A Unisinos é uma Universidade bastante burocrática, atualmente enfrentamos dificuldades para vencer essa burocracia típica de uma universidade tradicional e consolidada. Somos um curso novo e estamos quebrando alguns paradigmas e tendo algumas demandas que até então a universidade não tinha. Aos poucos vamos resolvendo questões pontuais e evoluindo enquanto alunos e instituição.