"Excelentes oportunidades de prática e ótima metodologia de ensino-aprendizagem."
1. O uso de metodologias ativas de aprendizado no curso de medicina da UEFS. 2. A qualidade dos professores. 3. A biblioteca é bem completa e com clima agradável. 4. Perspectiva de campo de atuação rico na cidade (hospitais, ambulatório, USF) 5. Promoção de práticas de colaborativas e interprofisionais em componentes da grade curricular dos cursos da área de saúde.
1. Burocracia para o uso de peças anatômicas do laboratório, apesar de tê-las. 2. Falta de um cadáver nas aulas de anatomia. 3. Aulas em diferentes módulos, com longas distâncias.
Pontos tais como rol de professores bons, campus bonito, biblioteca com variedade de livros, eventos sempre acontecendo dentro do campus, restaurante universitário atende bem com número de cotas(início, meio e fim de semestre), wi-fi livre, residência para pessoas de fora, cadeiras confortáveis e lousas de vidro tornam a universidade atrativa.
Poucas conduções que vão para a localidade, falta de ar condicionado na maioria das salas, poucos ventiladores funcionando.
"Apoia os estudantes, mas carece de recursos! "
As salas de Medicina têm retroprojetor e ar condicionado. Há um razoável laboratório em que se treina habilidades clínicas e há várias peças anatômicas. Temos certos professores bem qualificados. As refeições têm o subsídio da universidade, ficando muito acessíveis aos estudantes e a qualidade dos alimentos é boa. A biblioteca oferta um bom arsenal bibliográfico. O método de ensino do qual participo (Problem Learning Based) é excelente para o aprendizado : nele o estudante é ativo na busca do conhecimento.
Há muitas greves e paralisações entre os funcionários. Não há muito conforto nos espaços de convivência. Faltam professores de algumas especialidades médicas, como Patologia.
"Universidade pública com investimentos em permanência universitária e bons curso"
Ótimos professores (entre eles muitos doutores e mestres), grandes investimentos em projetos de pesquisa e extensão Universitária, cursos bem conceituados pelo MEC (tanto os cursos de graduação quanto os de pós doutorado), investimento em ações de permanência estudantil como: restaurante universitário e bolsas de permanência para estudantes, capacitação crítica, científica e profissional do graduando e possibilita o estudante fazer intercâmbio para instituições internacionais.
A estrutura apesar de ser bem ampla não é moderna, há a necessidade de maiores investimentos estruturais, especialmente nas salas dos modulos, pois estas não possuem ar-condicionado e os projetores constumam apresentar defeitos. As greves de professores, servidores e terceirizados atrasam um pouco o andamento do semestre, mas as reivindicações são necessárias e tendem a trazer benefícios para a Universidade. Apesar de possuir políticas de permanência, estas nem sempre funcionam como deveriam, por vezes, diminuições nas quantidades e atrasos nos pagamentos das bolsas afetam a vida dos estudantes, além das poucas cotas e filas enormes no restaurante universitário que levam os estudantes a comer em outros lugares.a
"Boa localização e excelentes professores"
Muito bom para arranjar estágio, bons professores, ambiente agradável.
Necessita de melhorias na estrutura, como projetores em bom funcionamento, ar-condicionado,lousas etc.
"A realidade da UEFS"
A UEFS por ser numa universidade pública, traz pessoas de diversas partes do estado e até mesmo do país, proporcionando uma grande variedade de pessoas de diversas etnias, de diferentes ideologias políticas e religiosas, proporcionando uma maior integração social. Possui também um bom plano cultural, com feiras, brechós beneficentes, palestras e seminários de vários assuntos e acessíveis ao público geral. Além disso, tem renome na região, o que ajuda na questão da empregabilidade.
Apesar dos pontos positivos, a UEFS tem um grande problema em questão de segurança, principalmente nos cursos noturnos. Alguns diretórios são muito desorganizados, algumas grades de cursos como Administração são muito ultrapassadas, grande parte das salas possuem equipamentos danificados, como datashow, o portal do aluno (Sagres) é constantemente desatualizado e não utilizado por parte dos docentes e muitos professores tratam alunos com descaso.
"A universidade tem muito a oferecer, toda via há muito para melhorar."
O quadro de professores é de qualidade; A aprendizagem política para além de cursos é muito relevante; A liberdade de expressão é ótima; O movimento estudantil é ativo
A estrutura deve ser melhorada: Deve ser criado um espaço para os estudantes em geral; As salas necessitam de ar condicionado/ventilador que funcionem; Estruturar melhor os laboratórios; Repensar a carga horária dos cursos diurnos e organização dos horários de aulas, em suma somos reféns a não ter a possibilidade de trabalhar e fazer atividades para além das aulas, pois o extenso horário da universidade não nos permite. Sendo assim, boa parte dos estudantes saem qualificados, porém estão suscetíveis a lidar com dificuldade de empregabilidade pela falta de experiência na CTPS.
"Otimos professores"
Ensino de qualidade, salas de aulas espaçosas, boa coordenação, alémde uma estrutura excelente.
Os maiores problemas sao quando têmas greves.
"Como toda Universidade Pública existe sucateamento, mas, é, no geral, muito boa."
Corpo administrativo muito prestativo; Muitos laboratórios na parte de ciências biológicas; Campus integrado; Comunicação direta com o reitor.
Professores denunciados continuam em exercício; Pouco arborizada; Infraestrutura deficiente (falta ventiladores eficientes e projetores).
"Ensino de qualidade "
Ensino de qualidade na maioria das disciplinas, com professores reconhecidos no campo da engenharia. Prepara para o mercado de trabalho e vida pessoal.
Como maior parte das universidades públicas, falta muitas vezes manutenção e reforma de locais. Falta de voz dos estudantes para mudanças.