A Universidade da amplo apoio aos estudantes, principalmente com as bolsas de auxílio estudantil. São várias modalidades de bolsa de acordo com o perfil do estudante. A UFCG ainda tem excelente estrutura e suporte psicológico e da saúde e também cursos gratuitos de línguas estrangeiras . É um prazer estudar nessa instituição. Além do restaurante universitário gratuito a UFCG disponibiliza vários quiosques para atender os diversos paladares dos alunos matriculados na instituição. Venha fazer parte você também!
Os pontos negativos é que nem todos os alunos conseguem bolsa auxílio na instituição. No entanto, o número de bolsas disponíveis e consideravelmente relevante. É você que é de outra cidade e vem residir em Campina Grande de preferência a apartamentos próximos da universidade para melhor se locomover durante as aulas.
"Professores capacitados com infraestrutura insuficiente. "
Alguns departamentos fornecem estruturas adequadas; alguns professores são extremamente capacitados; existem diversos programas de extensão e incentivo à pesquisa, inclusive financiados por grandes empresas.
Muita burocracia para solução de problemas práticos, devido a pouca modernização dos sistemas internos; Não há números de vagas suficientes em programas de auxílios financeiros para os estudantes de baixa renda.
"Uma universidade muito boa, mas que precisa de visibilidade para alguns aspectos"
O campus central é bem localizado, mesmo não ficando em um bairro central, há constante passagem de transportes públicos na localidade e não é de difícil acesso dentro da cidade. As salas dos prédios mais novos da universidade, em especial do Centro de Ciências e Tecnologias, são boas e confortáveis, com cadeiras em bom estado, ar condicionado, geralmente limpas, o que se repete para a estrutura de toda central de aulas, que é bem semelhante. A biblioteca tem uma variedade considerável e uma boa sala de estudos para as pessoas que não podem concluir a aula e ir direto para casa, com mesas bem espaçosas e um ambiente muito iluminado, principalmente de dia que há uma boa entrada de luz natural (e uma ótima vista das janelas). Em particular, os boa parte dos professores e a coordenação do curso de computação demonstram cuidado e preocupação com o bem estar do aluno com relação aos estudos, o que acredito ser um ponto crucial para a ótima avaliação da graduação no país todo. Em questão de equipamentos, existem bons laboratórios para os alunos, de modo que conseguem realizar parte de suas atividades no campus da universidade. A empregabilidade e as oportunidades são muito bem distribuídas e realmente existem para os alunos e seus vários interesses dentro da área de TI, com opções para aqueles que preferem a área de pesquisa até imersão em ambientes empresariais, além de grupos e comunidades que auxiliam na interação dos alunos com projetos e contatos. Por fim, por mais que ainda seja um curso com uma fatia pequena de mulheres que o integram, esse número vem crescendo nos últimos anos e comunidades, como o Elas@Computação UFCG, nasceram para criar uma rede de apoio a essas mulheres que estão se graduando, que já se graduaram, que lecionam e até as interessadas a procurarem e permaneceram dentro dessa área, tornando-a cada vez mais plural.
Dentro da minha realidade como estudante do Centro de Ciências e Tecnologias, posso desfrutar de uma estrutura muito boa e confortável, porém isso não se aplica a todo conjunto da universidade. Os blocos que condizem aos cursos de humanidades são geralmente, com poucas exceções, mais precários, com cadeiras antigas e não muito confortáveis, iluminação e ventilação ruins e muitas vezes um pouco sujas. Em algumas, animais que vivem no campus costumam dar uma passeada nas salas, trazendo muita alegria para os alunos com suas ilustres visitas, mas que acabam tirando um pouco o foco de outros que têm alguma dificuldade para se concentrarem. Isso também acontece em alguns blocos mais antigos de outros lugares, inclusive no CCT, mas são casos bem mais particulares. Outro ponto muito importante a se falar é sobre a mobilidade dentro do campus. Primeiramente, falta acessibilidade para PCDs, principalmente em lugares mais remotos, pois os caminhos são um pouco confusos e cheios de atalhos criados pelos estudantes, além de algumas centrais de aula e laboratórios não possuírem rampas e nem elevadores para o melhor acesso dessas pessoas até as salas de aula, como por exemplo no bloco CP1, que não há elevador de acesso ao Laboratório de Ciência da Computação que fica no último andar do prédio. Como já falado, a questão dos acessos é um problema, visto que, quanto mais se entra no campus, mais confusa fica a disposição dos caminhos. Nada que a gente não consiga se guiar, mas para algumas pessoas pode se tornar bem complicada a mobilidade nesses lugares mais remotos pela falta de calçamento, desnível em passarelas e até a distância de caminhos "oficiais" (tendo em vista os atalhos criados pelos estudantes) até algumas localidades.
"Laboratórios gigantescos, professores excelentes e coordenação atenciosa."
Os professores são especialistas, existe todo um suporte para o aluno. Além da incrível estrutura do curso e da Universidade em si. As chances de você participar como bolsista em um laboratório, mesmo no início do curso, são muito altas.
O bloco Reenge é desatualizado em questões de conforto e tecnologia. Algumas disciplinas são realizadas nas salas deste bloco.
"Ótima instalações, infelizmente pouco recursos disponíveis, os professores varia"
Ótimos colegas, os professores maioria são um amor de pessoas e excelentes profissionais, muito inteligentes, a faculdade conta com profissionais que se matem lá por você no que precisar.
Poucos recursos, o acesso pode ser um pouco difícil, mas vale a pena, a cantina universitária para quem deseja uma saúde alimentar é mais tenso, o que é vendido não é tão sauda velocidade, e pode ser que o estudante se dé parecido com dificuldades para lidar com determinados professores mais tradicionais
"Destaque nacional e internacional."
Comentando no ponto de vista do meu curso, temos destaques, prêmios e projetos reconhecidos nacional e internacionalmente. Além disso, o campus conta com uma ótima estrutura, projetos de pesquisa e monitoria, além de um suporte técnico e profissional de excelente qualidade.
"Limpar currículo" é inviável. Existem projetos que exigem boas médias acadêmicas. E mesmo sabendo que, a cada ano que passa, a concorrência por vagas no curso aumenta, a estratégia para avaliar o desempenho do aluno desconsidera essa atualização de nova matricula e dispensa de disciplinas pagas.
"Ótimo campus de expansão, vigésima colocação nacional de depósito de patentes."
Professores engajados em ajudar os alunos a crescerem intelectualmente, alunos estimulados a participarem do tripé da universidade, ou seja, monitoria, extensão e pesquisa.
Falta mais equipamentos tecnológicos nos laboratórios e mais incentivo financeiro por parte do ministério da educação e CNPq.
"Uma Otima estrutura com uma boa variedade de cursos, perfeita para o aluno"
O pessoal é muito acolhedor, além da estrutura ser boa, também tem uma boa variedade considerando ser no interior
Greves, alguns professores sem compromisso, e não ajudam os alunos. Alguns materiais deixam a desejar e a falta de instrumentos no setor da saude também
"Professores muito bons, ótimo alinhamento entre teoria e prática "
Disciplina o aluno nos estudos, proporciona vivências de mercado mesmo ainda estando na graduação
Alguns laboratórios tem equipamentos e estrutura um pouco antigos
"As estruturas, professores são ótimos, mas ainda deixam a desejar."
A Universidade tem renomação, existem bons professores, bons espaços para aproveitar, boas comunicações entre todos.
A infraestrutura falha um pouco, existem situações que poderiam ser melhoradas e que estas contribuiriam melhor no ensino aprendizagem.