"Ótima estrutura, profissionais qualificados"
A universidade é grande, conta com vários prédios, ônibus interno gratuito, possui fácil acesso, contêm bancos, restaurantes e outros estabelecimentos para maior comodidade dos estudantes e funcionários, além de boa segurança atualmente.
Alguns prédios parecem receber maior atenção do que outros, tendo discrepância na qualidade estrutural dos mesmos.
"Apesar da estrutura ser um pouco deficitária, vale o esforço para entrar!"
Constantemente é eleita a melhor faculdade de direito do país (pelo ranking da Folha de São Paulo), é famosa pelos altos índices de aprovação no exame da OAB e possui professores renomados, sendo reconhecida nacionalmente como uma ótima faculdade. Sempre são disponibilizadas bolsas de pesquisa, das mais variadas áreas, e a faculdade oferece oportunidades interessantes para quem pretende participar de extensões e projetos sociais organizados pelos alunos e professores. O Centro Acadêmico (CAAP - Centro Acadêmico Afonso Pena) possui grande representatividade junto aos órgãos da faculdade, o que "dá voz" aos alunos e ajuda a implementar mudanças e suprir demandas dos corpo discente. A Faculdade também possui um núcleo de assistência judiciária (DAJ - Departamente de Assistência Judiciária) que permite aos alunos que assim desejarem - e forem aprovados (depende da aprovação em provas de seleção) - estagiar junto a um órgão vinculado à faculdade (sem bolsa), com o fim de aliar a teoria à prática. A pós-graduação (mestrado e doutorado) é bem avaliada pela Capes e, evidentemente, o contato com os professores da pós-graduacão (a maioria dá aula aos graduandos também) durante a graduação lhe garante alguma vantagem em relação aos candidatos a uma vaga nos cursos do mestrado ou doutorado. É integralmente gratuita, localizada no centro de Belo Horizonte, próximo a grandes escritórios de advocacia, ao Tribunal de Justiça, à Justiça Federal, à sede da Advocavia Geral do Estado e de outros órgãos públicos que periodicamente abrem processos de seleção de estagiários de Direito. O prédio possui refeitório (Restaurante Universitário - RU ou, para os mais íntimos, "bandejão") com preços módicos para alunos e gratuito para os bolsistas. Muitos dos professores acabam por convidar alunos para serem seus estagiários em escritórios de advocacia e órgãos públicos. A atlética da faculdade é bastante atuante e sempre participa dos eventos esportivos acadêmicos (nacionais, estaduais e internos). Após entrar na faculdade, o aluno pode, após cadastro, frequentar o CEU - Centro Esportivo Universitário (uma espécie de clube, com wuadras, piscina e etc.).
A estrutura física da faculdade, sobretudo por seu caráter público e em virtude da dificuldade de angariar verbas para sua reforma, não é das melhores, deixando a desejar. As salas foram submetidas a reformas, mas os banheiros e a estrutura de forma geral não se compara à das universidades privadas (ao menos em relação às mais famosas). A biblioteca, embora pssua um acervo consideravelmente grande, não recebe atualizações constantes, o que dificulta o acesso a materiais de estudo mais recentes. A maioria dos livros é bem antiga. De tempos em tempos falta papel para secar as mãos, sabonete, e os bebedouros estragam (alguns foram, inclusive, trocados recentemente, mas o problema é recorrente). Alguns professores, embora reconhecidos por seus trabalhos acadêmicos e/ou por seus cargos de destaque no "mundo jurídico", muitas das vezes não são suficientemente didáticos ou deixam de comparecer às aulas constantemente, o que prejudica um pouco o aprendizado. A faculdade, ao contrário do que ocorre com as faculdades privadas, não é muito organizada em relacão às oportunidades de vivência acadêmica, competindo ao aluno a responsabilidade por se informar aobre o que acontece no ambiente acadêmico e como participar dos projetos e etc.
"Um local cheio de oportunidades para todos "
A UFMG é um local muito amplo e cheio de oportunidades para todo mundo. Desde cursos de línguas, a intercâmbio, inúmeros projetos de extensão alem dos projetos de iniciação científica. Todos eles contribuem e muito para o crescimento do aluno em várias áreas do conhecimento.
Como em todas as universidades, há também professores ruins, que muitas vezes acabam por te obrigar a aprender sozinho. Não é um local de tao facil localização.
"Boa estrutura, boas oportunidades, bom curriculum!"
Corpo docente adequado e com bom ensino a partir do segundo ano, ano no qual passamos a ter mais contato com a medicina em si. Até o segundo ano temos curso na Pampulha, o famoso ciclo básico que embora seja importantíssimo é extremamente mal adaptado, assim como todos os ciclos básicos nacionais. A estrutura é excelente pois temos acesso a todo o complexo hospitalar do HC-UFMG, que é gigantesco. Muitas oportunidades de pesquisa, extensão universitária, ligas, atividades extras e estágios. Minha experiência aqui é a melhor possível.
Possui o mesmo erro das graduações nacionais de medicina, a capacidade de ensino de alguns professores é péssima, embora quase todos tenham vários pós-doutorados internacionais. As provas são exigentes e na maioria das vezes injustas, mas como disse: nada além das outras graduações nacionais.
"Ensino muito bom, muito conceituada."
Estrutura não é perfeita, mas é adequada. Com algumas exceções, os professores são muito bons. Instituto de ciências biológicas (onde se faz boa parte do ciclo básico) é excelente. Há a possibilidade de fazer parte de diversas ligas acadêmicas, iniciações científicas, projetos de extensão. Há auxílio para alunos carentes concedido pela fundação Mendes Pimentel. Restaurantes universitários. Moradia estudantil para quem é de fora e comprovar carência.
O campus saúde fica numa excelente localização, na área hospitalar, mas fica distante da maioria dos outros cursos, então os alunos acabam ficando um pouco isolados. A carga horário do curso é bastante elevada, mas não é uma exceção em relação a outros cursos de medicina do país.
"Ótima grade de matérias e ambiente de convivência!"
A vivência na UFMG é muito agradável, o ambiente intelectual e universitário é bastante estimulante com pessoas interessadas o tempo inteiro. É possível participar de diversas bolsas de pesquisas.. Por ser uma faculdade que não foca só em mercado de trabalho oferece matérias como técnicas de bioconstrução, patrimônios históricos que se diferenciam das demais faculdades particulares. É possível se especializar bastante em um assunto de interesse, pois sempre existem matérias a respeito. A UFMG tbm oferece muitas matérias de urbanismo, mais aprofundadas que em outras faculdades ( posso falar isso pq já estudei na FUMEC), apesar de estar no diurno onde as matérias obrigatórias de urbanismo não são tão aprofundadas como no noturno ( que tem bastante urbanismo) ainda é mais que em outras faculdades. Eu recomendo a UFMG também pelo fato de ser um ambiente muito receptivo, as pessoas fazem questão de ser sua amiga e a vida em comunidade é levada bastante a sério. E tem mais, grande parte dos alunos são bastantes interessados, isso proporciona muita discussão boa!! Em geral a UFMG tbm oferece muito entretenimento, sempre tem divulgações de eventos no campus, apesar do campus de arquitetura ser um pouco longe do campus mesmo, que é onde estão a maioria dos cursos. A maioria dos cursos da UFMG tem uma atlética e com isso ocorre vários campeonatos no ano são eventos incríveis, ainda mais para conhecer pessoas de outros cursos. A vantagem da UFMG é que se tiver interesse pode pegar matéria em outros cursos, algumas não são tão fáceis assim, mas ainda assim é bem legal. Na arquitetura a faculdade fica aberta 24h isso é ótimo, já fiquei até altas horas varias vezes, já fuim bem tarde pra lá e vários finais de semana quando preciso. Os computadores da faculdade são muito bons também, na arquitetura tem uma sala só com mac que podem ser usados quando não tiver aula e outra sala sempre livre com pc com Windows msm. As sala da arquitetura estão sempre abertas vc pode utiliza-las sempre se não estiver tendo aula. Outra coisa excelente da escola é a biblioteca, você acha inúmeros a da arquitetura já foi uma das melhores da américa latina em acervo.Outra questão que é bem importante de ser dita são os professores existem professores excelentes na faculdade, que realmente você ama as aulas, mas ainda com alguns pontos que reclamar que vou citar abaixo.
A UFMG é bastante burocrática quando precisa resolver algo, tem que correr atrás e contar com boa vontade de funcionário, a maioria tem, mas nem sempre. A salas, pelo menos na arquitetura, não são tão boas, algumas melhores que outras, mas no geral não tem ventilador, o que dirá ar condicionado, época de calor é foda. Tem muita mesa ruim pra estudar, mas isso depende da sala. Realmente a infraestrutura da faculdade deixa muito a desejar, alguns lugares são muito sujos e empoeirados, mas as salas não são. Em relação a professores, a gente realmente estuda com os mais especializados no ramo em que dão aula, mas confesso que a didática de muitos deixa a desejar. Você está lá na aula do proff, sabe que ele tem muito conhecimento, mas ai ele é todo confuso e desorganizado, você custa a entender, tem que correr atrás. Correr atrás é uma característica que você adquiri na UFMG , faz a gente mais esperto, admito, com o tempo para de ser um incomodo, mas varias vezes invejo outras faculdades organizadas que dão tudo nas mãos dos alunos. Tem mais uma coisa que acho bom falar, a grade do diurno e do noturno são muito diferentes. O noturno tem quase que foco só em urbanismo, o diurno já é mais arquitetura, é bom saber no que quer focar mais antes de escolher, acho um pouco ruim essa diferença toda, mas como amo a parte de arquitetura e sou do diurno não chega a me afetar tanto, mas se tivesse no noturno sei que não gostaria. A grade do noturno é bem bagunçada, são varias aulas de 15horas, enquanto o normal em outras faculdades e no diurno são aulas de 45 e 60 h, são como vários workshops, existem vantagens e desvantagens, mas é difícil aprofundar em tão pouco tempo de aula.
"Um lugar repleto de conhecimento para nós alunos adquirir, vem pra UFMG ❤"
Biblioteca com um vasto acervo, professores com muita experiência em pesquisa, várias oportunidades para ingressar em grupos de pesquisa e ambiente muito agradável para convivência e grade curricular muito bem montada.
Possui mais foco em pesquisa do que em mercado, não temos bandejão na escola de arquitetura (o que faz com que temos que caminhar até o campus saúde ou faculdade de Direito)
"Ótimo curso, empregabilidade e estrutura!"
A estrutura é muito boa, os laboratórios são bem equipados, os professores são bons(alguns ótimos), a matriz curricular é bem desenhada e confere ao estudante a oportunidade de se aventurar pelo tripé acadêmico(ensino, pesquisa e extensão).O acesso via transporte público é tranquilo.
No ciclo básico, alguns prédios são um pouco antigos, além disso, o campus pampulha(que é o principal campus pra diversos cursos) é bem distante da região central
"Vivência de uma universidade federal"
A vivência de uma universidade federal! Poder experenciar o ensino, a extensão e a pesquisa integrados e fortes é muito gratificante e possibilita entender melhor o papel e a importância das universidades. Além disso, o contato com professores qualificados e inseridos no mundo acadêmico também é um diferencial. Outro destaque é que existem oportunidades de direcionamentos diferentes para os mais variados perfis e objetivos, o que é muito importante para a formação profissional!
A carga horária exigida pelos cursos, em geral, é alta, o que pode ser um dificultador para quem busca conciliar trabalho e estudos.
"Boa estruturas e professores capacitados!"
Muitas oportunidades de estágios e cursos extracurriculares. Oportunidade de fazer matérias de outros cursos. Mais liberdade em montar grade e escolher disciplinas. Um bom auxílio para estudantes de baixa renda.
Horário do curso não muito acessível. Estrutura de alguns prédios não são boas (pichação, sujeira). Falta verba para algumas manutenções que a faculdade necessita. Acontece de professores faltarem e não avisarem previamente.