"Ótimos professores que incentivam os alunos a buscar cada vez mais conhecimento"
A UFPel é fragmentada, ou seja, os campus são um pouco afastados uns dos outros, o que pode ser complicado caso você tenha aulas em campus diferentes. Porém temos o ônibus de apoio gratuito da UFPel, o que facilita esse deslocamento. Os professores do ICH são bem envolvidos com seus projetos. No ICH temos salas ótimas com ar condicionado, auditório (razoavelmente pequeno mas suficiente para algumas palestras), sofás para descanso, bebedouros, elevador e opções deliciosas de lanches em frente ao campus além de café. Alguns professores da pedagogia arriscam algumas aulas práticas incentivadoras e divertidas, que fazem a gente ter contato corporal próprio, como as aulas de um professor de educação física que nos ensina a como trabalhar o corpo com crianças. Essas aulas acontecem numa grande sala do ICH, com um grande espaço para trabalharmos o movimento. Tambem há uma biblioteca em frente ao prédio, é só atravessar a rua. Temos mais de três restaurantes universitários em diferentes pontos da cidade. O Campus Capão do Leão, onde você encontra cursos com Agronomia, Medicina Veterinária, Zootecnia, Biologia, Químicas e etc, fica na cidade de Capão do leão, mas desde 201o já há transporte gratuito para o campus. Lá há o hospital veterinário, além do campus ser lindo e nos permitir contato com a natureza.
A UFPel é fragmentada, ou seja, os campus acabam ficando distantes demais um do outro, pode ser complicado para novos alunos que não saibam utilizar o transporte de apoio gratuito da universidade. Restaurante Universitário não tem ar condicionado e nem ventiladores suficientes para dar conta do calor verão. As vezes no instituto de ciências humanas, falta água, pois o prédio é muito antigo e esses problemas acabam sendo recorrentes. O Restaurante Universitário do centro tem escada e não conta com elevador ou rampa para deficientes. O Instituto de Ciências Humanas 2 (ou só campus 2, como é conhecido) também não tem estrutura nenhuma para pessoas com deficiência. Os transportes de apoio dos campus de Pelotas e para o Capão do Leão lotam facilmente, fazendo com que muitas pessoas percam as aulas pois não conseguiram embarcar no ônibus. São poucos ônibus pra muita gente.
"Experiência acadêmica no pólo UAB - Sapucaia do Sul"
Equipe acadêmica altamente capacitada fazendo com que o aluno esteja em uma imersão de conhecimentos, aprimoramento e conhecimentos. Desde aplicações de trabalhos, provas e atividades práticas, o aluno é acompanhado por um(a) tutor(a) de acordo com sua disciplina e convidado para ter um relacionamento direto com a instituição de ensino. O profissional que se forma hoje, realmente é o profissional do futuro com excelente performance. Os colegas também ajudam-se muito e os professores são muito aplicados nas correções, respondendo sempre antes do prazo e estimulando a busca pelo saber.
Talvez a tecnologia, mas pode falhar em momentos que não se espera. Ainda assim, a equipe técnica possui um canal direto com os alunos e é possível relatar problemas para conserto ou manutenção.
Colegas que não estão dispostos a te deixar para trás quando as afinidades coincidem de um para o outro. Pelo fato de já não ser mais tão jovem nos dois primeiros semestres fui discriminada por alguns colegas e ainda por cima sou negra. Foi um choque porque apesar de ter no nosso país o racismo enraizado, ainda não tinha sofrido um descaso tão direto. Por ter problemas com certos conteúdos não visto previamente, tenho dificuldade em disciplinas do curso mas não desisto, pois as dificuldades são para serem enfrentadas e sanadas. Quando fui para o sexto semestre fiz amizade com novos colegas que não viram problema de serem vistos andando comigo e não tinham vergonha de eu não ser a número 1 do curso. Neste dia consegui colegas de estudo e temos amizade até hoje e nos falamos via internet pela plataforma do Google meet.
Sistema de avaliação para aquelas disciplinas que não tem razão para ter prova. Existem disciplinas que podem e devem ser via seminário presencial ou via internet, pois as vezes é dispendioso ter que se deslocar apenas para apresentar um trabalho. E nisso já seria um incentivo para u uso da tecnologia tão falada e pouco usada. Professores estudam tópicos e falam com propriedade sobre o estudo híbrido mas na hora de botar em prática deixam a desejar.
"A UFPel é gigante, em inúmeros sentidos. "
A Universidade Federal de Pelotas é enorme. Tem mais de oitenta cursos e em 2019 completa 50 anos de existência. Isso tudo te oferece um verdadeiro universo universitário que tem muito a agregar. A convivência com colegas de outros cursos e áreas, os inúmeros projetos de extensão e pesquisa, e a interculturalidade contribuem e muito para uma experiência acadêmica excepcional, não só no que diz respeito a formação acadêmica, como também na formação humanística. Além disso, a estrutura da universidade pode ser considerada de boa qualidade, mesmo com algumas falhas, pois conta com com uma frota de ônibus de apoio que transporta estudantes entre os diversos prédios da universidade de forma gratuita e dois restaurantes universitários em funcionamento e um ainda em construção.
Assim como a maioria das universidades públicas e federais, a UFPel tem alguns problemas, principalmente referentes a estrutura física, como alguns prédios antigos e um número limitado de materiais em alguns laboratórios.
"Tem muito o que crescer ainda, mas o que faz a faculdade boa são os professores "
O que mais faz o curso bom são os professores e sempre estão abrindo portas pra várias oportunidades para os alunos que se dedicam
Estrutura tem muito o que mudar, muita mobilidade pra ir de campus em campus, precisam melhorar a forma de ouvir os alunos em relação ao currículo e matérias
"Falta de Investimentos em Cursos de Menor Destaque."
No geral, grande parte dos professores são muito bons. As acomodações como salas de aulas e auditórios são satisfatórias e a faculdade é referência em pesquisa dentro de algumas áreas. As bibliotecas são completas e geralmente atendem as necessidades bibliográficas do semestre.
Falta de investimentos em cursos de menor porte como o meu. Embora no geral os professores sejam bons, sofremos com um baixo número de professores.
"Boa estrutura, ótimos professores! "
O Restaurante Universitário é excelente, os professores são bem capacitados e experientes, as bibliotecas e os sistemas digitais são admiráveis. O transporte de apoio é muito importante e muito eficiente! Casa do estudante é organizada e com ótima estrutura. A Universidade Federal de Pelotas é espalhada por toda cidade, com uma variedade de campus, o que une a universidade à vida pelotense, contribuindo diretamente na experiência que você tem de morar e estudar aqui!
A restrição orçamentária pesou muito sobre a UFPEL, está sendo sentida principalmente pelos funcionários, que parte é terceirizada. Mesmo sendo um ponto positivo, a questão da universidade estar espalhada pela cidade as vezes é um problema, com calendários desorganizados, alguns estudantes de cursos específicos acabam sempre chegando atrasados em determinadas aulas, porque tem Cálculo 1 em determinado prédio, enquanto no período seguinte tem Física em outro. Por esse mesmo motivo, prédios isolados tem aula no período noturno em uma cidade que não é conhecida pela segurança. Nem todos os processos são automatizados e podem ser feitos pela Internet, esse sistema poderia melhorar, principalmente na Pró-reitoria de Assuntos Estudantis.
"Faculdade com ótimo suporte ao aluno"
A ufpel é uma ótima faculdade, com excelentes professores, salas grandes e bem equipadas, diálogo fácil entre aluno e administração. Restaurante universitário acessível, locomoção até e entre campus gratuita. É uma faculdade que soma com a comunidade, participando de programas culturais e incentivando. É uma faculdade que eu recomendaria pra todos.
Nos meus seis semestres de Ufpel, não tive problemas com nada, tudo sempre foi simplesmente resolvido em diálogos.
Os campus do centro da cidade são pertos uns dos outros de forma que possibilita o acesso de quem estuda em campus diferentes. O RU é muito bom e também próximo dos campus do centro. Conta com estrutura de laboratórios bons no que se aplica ao curso de conservação e restauro. Professores preparados sendo todos doutores com suas pós graduações fora do país. Conta com grande biblioteca para usufruto de todos os discentes. No geral a universidade é uma das três melhores do país estando entre algumas das melhores do mundo.
Para quem estuda no campus descentralizado há um problema, pois ele encontra-se na cidade vizinha, fazendo com que os alunos tenham que viajar até lá. Algumas das estruturas gerais da universidade são bem antigas e necessitam de reparos. Não está organizanda em um único campus, são campus separados, o que dificulta a convivência dos alunos de cursos diferentes.
A estrutua é boa, o laboratório conta com forno combinado, fogões industriais, equipamentos de processamento, ainda existem elementos a melhorar. As salas são bem espaçosas e limpas até certo ponto. A universidade conta com restaurante universitario bem acessivel e agora está inaugurando mais um no próprio campus.
Hoja um dos maiores problemas são os cortes de verbas, muitas vezes pela falta de dinheiro alguns insumos são substituidos por outros nas aulas praticas, no laboratório ainda faltam detergentes, estamos usando sabão em barra, alguns equipamentos estragam e você nunca sabe quando vão ser arrumados ou substituidos, as maioria das salas não possuem ar condicionados, alguns professores não são bem qualificados e o pior é a falta de estimulos da universidade com os seus alunos, pouco estimulo a pesquisa e a integralidade do aluno, o campus é fora do centro da cidade e por fim a grade de horarios é péssima, tem dia que eu tenho aula das oito da manhã até as 18 e 30, e outro que não tenho aula.