"Bons cursos, boa estrutura, mas precisa melhorar"
Desde criança tenho dificuldade no aprendizado, e não tive oportunidade de investigar a causa quando criança. Após o início das aulas, a dificuldade ainda existe, mas a minha experiência com a rede de apoio ao estudante da UFSJ (como serviços de saúde mental por exemplo) tem sido muito satisfatório, a UFSJ têm me dado apoio na investigação e na busca de um tratamento. Estou aguardando retorno da equipe pedagógica para vermos mais soluções. A minha intenção com este relato é mostrar para as pessoas que possuam algum tipo de disfunção (TDAH, Dislexia, etc), alguma diferença funcional (deficiência física) ou alguma outra condição, que é possível conquistar sua graduação e que também é tão importante que ocupem estes espaços nas universidades. Vale lembrar também que mesmo que possuamos alguma "condição", ainda assim, não se condicione, pois você não é sua condição, e que você é um ser capaz, e a diferença faz parte indissociável da vida!
Percebo que existe uma fragmentação/desorganização nos processos internos da universidade, e isso faz com que gaste mais tempo que o ideal para solucionar as demandas que surgem. Outra situação é o site, é terrível aquela coisa, além de ser feio é mal estruturado, informações difíceis de serem localizadas ou ausentes/incompletas, as páginas dos cursos são esquecidas, só não pegam fogo (vide nossos museus) porque são virtuais (mas é de travar seu pc, brincadeira). Também é rígido o processo de migração de curso, exemplo: se você escolheu um curso de exatas, é muito difícil reoptar para um de humanas.