"UFSJ - sob a visão de uma discente."
A Ufsj é uma universidade muito acolhedora e que tem crescido mais a cada dia, principalmente depois da chegada do curso de medicina para o campus em que estudo. Desde que entrei em meu curso, foram construídos no campus, novos prédios para aulas e um novo restaurante universitário. Meus campus possui diversos cursos da área de humanas com 5 estrelas no enade e conta com um corpo docente de peso. As pró reitorias da Universidade sempre me atenderam com prontidão, nunca tive problemas com documentação, ou com editais para bolsas. Dentro do curso é recorrente a abertura de editais que nos permitem ter acesso a bolsa, para monitorias, pibid, residência pedagógica e projetos de extensão. A coordenadoria, assim como o Diretório Acadêmico estão sempre dispostos a nos ajudar, e os alunos são muito receptivos com os calouros. Nunca tive problemas relacionados a limpeza das salas ou dos banheiro. Todos eles estão sempre limpos, tem papel higiênico, sabonete para as mãos, e toalha para as mãos. Os funcionários terceirizados são muito educados e sempre me trataram muito bem. Acredito, que apesar de reconhecer algumas críticas, estudar da UFSJ é uma excelente escolha tanto para convivência nos anos de graduação, quanto para o currículo. Ah, e temos um campo aberto lindo, sempre rolam atividades pros alunos e pra comunidade por lá (vale a pena conferir) ❤
Algumas questões que envolvem burocracia demandam bastante paciência, afinal a comunicação entres as pró-reirorias e as coordenações não são muito boas. As salas de aulas não são equipadas com ventiladores ou ar condicionado, o que complica a vida dos alunos durante os estações mais quentes. A Universidade possui uma moradia estudantil, porém, localizada em um campus extremamente distante dos principais pontos da cidade o que faz com que pouquíssimos alunos de outros campus queiram participar do processo seletivo. O xerox do campus em que estudo é relativamente pequeno para a quantidade de cursos que atende, o que faz com que sempre haja filas imensas, e uma grande demora no atendimento. Outro ponto negativo, com relação a empregabilidade, é que pelo menos em meu curso, não existe um comprometimento da coordenadoria com relação aos estágios para os alunos, somos nós quem temos que correr atrás de tudo. Apesar de ser um campus grande, algumas estruturas foram mal distribuídas, o que faz com os alunos tenham que andar uma longa distância caso queiram ir ao RU, ou à biblioteca, e tenham que se programar mais ( não dá pra tentar dar um pulinho lá durante a aula sem perder pelos menos uns 20 minutinhos dela). Ainda assim, colocando na balança, acredito que os pontos negativos da Universidade não sejam tão relevantes se comparados aos pontos positivos, mas é claro, que podemos melhorar.
"Se quer ser feliz estudando para a sua futura profissão, vem ser parte da UFSJ!"
Os professores são bem especializados e estão sempre em busca de aprimorar na sua área de formação, o que amplia o conhecimento de conteúdos atualizados trazido para as aulas. Na maioria das vezes eles estão dispostos a ajudar, assim como os outros colaboradores que fazem parte da limpeza e segurança da faculdade. Por ser um campus pequeno e com poucos cursos ofertados, há uma facilidade maior de interação com outros alunos e aos prédios de salas de aulas, as quais são bem espaçosas. Os laboratórios possuem equipamentos e objetos de estudos da melhor qualidade, a faculdade é sempre bem limpinha, a biblioteca tem um acervo literário extenso e o restaurante universitário que além de um cardápio diversificado tem um preço acessível e conta com uma equipe bem dedicada. Possui estacionamento e um ambiente bem verde e arborizado. Ou seja, a estrutura da universidade é maravilhosa. Tendo em vista o tempo que estou lá, é notório que as indústrias e hospitais de renome estão sempre em busca de estagiários que tenham formado na UFSJ pelo histórico e imagem positiva que possuímos. Há também inúmeras oportunidades de se desenvolver e conhecer melhor as áreas do curso através dos projetos de extensão e das ligas acadêmicas.
A localização é em uma região pouco iluminada e policiada, mas que não torna algo tão negativo assim porque a universidade não possui horários de aula durante a noite e há grupos de carona, ônibus que passam lá na porta e sempre tem uma turma grande que volta a pé para casa.
A Universidade tem professores muito capacitados e com um ótimo currículo. A coordenadoria do curso de psicologia é muito competente e sempre muito acessível para tirar dúvidas e orientar. a universidade tem muitos projetos de extensão e vagas de estágio no caso da psicologia. Você pode optar pelas experiências de estágio clinico, social ou formar pelas duas ênfases, o que é muito enriquecedor.
A universidade tem um site muito ruim, com informações confusas e em alguns casos desatualizados, parece a minha vida. Mas o acesso as informações no site vai variar de acordo com o curso, no caso da psicologia precisa de muita organização. O Restaurante universitário cobra de todo mundo um valor da alimentação, mesmo para aqueles em situação de vulnerabilidade, porém, a universidade tem um auxilio permanência que ajuda , mas que não cobre todos os custos, principalmente se você tiver que pagar aluguel. No entanto é possível tentar uma vaga nas moradia estudantil.
"Bons cursos, boa estrutura, mas precisa melhorar"
Desde criança tenho dificuldade no aprendizado, e não tive oportunidade de investigar a causa quando criança. Após o início das aulas, a dificuldade ainda existe, mas a minha experiência com a rede de apoio ao estudante da UFSJ (como serviços de saúde mental por exemplo) tem sido muito satisfatório, a UFSJ têm me dado apoio na investigação e na busca de um tratamento. Estou aguardando retorno da equipe pedagógica para vermos mais soluções. A minha intenção com este relato é mostrar para as pessoas que possuam algum tipo de disfunção (TDAH, Dislexia, etc), alguma diferença funcional (deficiência física) ou alguma outra condição, que é possível conquistar sua graduação e que também é tão importante que ocupem estes espaços nas universidades. Vale lembrar também que mesmo que possuamos alguma "condição", ainda assim, não se condicione, pois você não é sua condição, e que você é um ser capaz, e a diferença faz parte indissociável da vida!
Percebo que existe uma fragmentação/desorganização nos processos internos da universidade, e isso faz com que gaste mais tempo que o ideal para solucionar as demandas que surgem. Outra situação é o site, é terrível aquela coisa, além de ser feio é mal estruturado, informações difíceis de serem localizadas ou ausentes/incompletas, as páginas dos cursos são esquecidas, só não pegam fogo (vide nossos museus) porque são virtuais (mas é de travar seu pc, brincadeira). Também é rígido o processo de migração de curso, exemplo: se você escolheu um curso de exatas, é muito difícil reoptar para um de humanas.
"Um ótimo lugar para estudar"
Ótima estrutura nos campi sede, os professores do curso de ciência da computação são em sua maioria muito acolhedores e temos os equipamentos necessários para trabalhar.
A energia cai com frequência no campus Tancredo Neves e esse campus é um pouco afastado da cidade. Além disso, algumas disciplinas dos núcleos de matemática e ciências naturais são dadas por professores de fora do departamento da computação que algumas vezes não sabem muito bem como abordar o assunto para que o mesmo seja útil para os alunos do curso.
"Professores e funcionários ótimos, curso bem completo e satisfatório."
Professores bons e atenciosos. Grade completa. Boas oportunidades de projetos e iniciação científica Funcionários prestativos. Campus lindo.
Campus afastado da cidade, Campus de difícil acessos aos prédios, visto que é muito morro. Nem todos os elevadores funcionam.
"Estrutura coerente com os requisitos de um engenheiro e professores capacitados"
Muito reconhecida no estado e as empresas na região fazem com o mercado capte muitos profissionais da universidade, sempre tendo programas de estágio nós dois semestres do ano, em empresas como Vallourec, CSN, Vale, entre outras. Salas grandes e infraestrutura conservada, com projetores em todas as salas.
Às vezes não é tão reconhecida em relação às universidades maiores ou mais conhecidas, podendo fazer com que os egressantes sejam um pouco prejudicados no mercado de trabalho. Além disso a universidade possui algumas regras institucionais que podem por vezes atrapalhar um pouco o aluno com relação às avaliações e liberdade dos professores na manutenção das mesmas.
"Amor e ódio "
Eu amo a forma como as pessoas se tratam, nao há competição todos se ajudam, bem diferente das universidades em outros estados.
Há muita dificuldade para a universidade ajudar os alunos... minha turma teve dificuldade em conseguir estágio e nao fomos ajudados ... apenas punham empecilhos dificultando ainda mais para nós.
"Melhor experiencia da minha vida!"
O campus oferece muitas possibilidades extracurriculares, projetos de extensão, intercâmbios, iniciação cientifica, laboratórios desde o primeiro período, professores renomados, auxílios estudantis, restaurante universitário, ambiente da biblioteca calmo e arejado, blocos novos, salas grandes e espaçosas, enfim, é incrível!
Um dos problemas do campus centro-oeste é a segurança, o campus é um pouco afastado do centro da cidade e ao redor dele não há muitas construções então é meio perigoso e muita gente tem receio de andar por ali em horários que não tem muita gente transitando. Outra questão é que não tem nenhuma estrutura para atividades físicas, não tem quadra, então a atlética deixa muito a desejar nos treinos pois o local é muito afastado do campus e poucas pessoas animam ir treinar.
"Falta investimento em infraestritura e capital humano."
Encontrei na UFSJ/CAP estudantes mobilizados, espaço para a construção de novos Projetos (de Ensino, Pesquisa e Extensão) e formulação de novos saberes. Fiz amigos pra vida e aprendi muito - principalmente a cuidar de quem tá perto. Alguns funcionários levo no coração, alguns professores são mestres. Hoje existe um bom RU (mas carinho), uma boa biblioteca e alguns prédios estão sendo finalizados, como o da engenharia civil.
Hoje, a mobilização dos estudantes CAP/UFSJ não é mais como em 2014, quando entrei. Há ocorrência de assédio constante nos cursos de engenharia e pouca resolução. A infraestrutura é precária: a voçoroca do Campus deve atingir o prédio nos próximos anos e nenhuma estrutura é feita pra contê-la. A Universidade provê quase nenhum apoio para realização do estágio, existindo na região multiplas empresas dignas de parceria.