Professores competentes e dispostos a ajudar. Vários programas de acolhimento a calouros (inclusive estrangeiros). Laboratórios em ótimo estado para aulas práticas. Didática variada e foco na experimentação, visando o exercício da profissão; não fica só na teoria "entediante". Inúmeras optativas nas mais variadas áreas para uma maior compreensão da abrangência da profissão; o fato de ter 67 cursos no campus é um fator determinante para se ter uma experiência completa sobre as mais variadas áreas de atuação e possibilidades no mercado de trabalho. Outro ponto interessante é que os estudantes realmente têm voz, com a possibilidade de criação dos Centros Acadêmicos, que se relacionam diretamente com a reitoria. O Diretório Estudantil é muito eficiente em reivindicar as causas dos estudantes. Nos sentimos realmente ouvidos e representados. O Restaurante Universitário não deixa a desejar, chegando a se caracterizar pra algumas datas comemorativas (o período junino é o melhor). Os alunos com vulnerabilidade socioeconômica não ficam de fora: a Universidade conta com moradias femininas e masculinas, isenção da taxa de alimentação no Restaurante Universitário, auxílio moradia (para quem não pode morar nos alojamentos), auxílio creche (para quem tem filhos), dentre outras bolsas. Resumindo: o que você está esperando?! Vem para a melhor de Minas!
As moradias estudantis são precárias, precisam de reforma urgente. A necessidade de reforma também se estende a alguns auditórios: fui fazer uma prova em um onde as cadeiras, que de tão enferrujadas, não podíamos nos recostar que elas caíam; mas isso só nos auditórios mais antigos.
"O campus tem uma ótima estrutura e os professores são muito qualificados"
As salas de aula são bem organizadas, a didática dos professores são eficazes e ajudam muito para o entendimento das disciplinas
Algumas das disciplinas são anuais, o que acaba atrasando o tempo de formatura dos alunos quando estes ficam presos a determinadas matérias.
"Excelente estrutura, professores, custo de vida na cidade, empregabilidade, etc."
Muitas opções de curso; os eventuais problemas com a UFV se resolvem DE FATO; os profissionais são qualificados; os alunos têm muitas oportunidades de bolsas e projetos durante a graduação - no terceiro período eu já estava envolvida com projetos de iniciação científica, de extensão, com o Centro Acadêmico. Foram experiências muito engrandecedoras! -; a estrutura dos prédios e laboratórios é de primeira - o campus em si é nota 10! Tem bancos, supermercado, farmácia, restaurante, hotel, livraria, copiadora mais um monte de facilidades DENTRO da UFV; o paisagismo do campus é estonteante, todos se encantam quando veem. A lagoa e as árvores transmitem uma paz de espírito renovadora. Se estiver estressado, caminha pela lagoa! Rs É difícil listar todas as coisas boas relacionadas à UFV...
É difícil encontrar lixeiras ao longo da reta principal da UFV. Apesar de manterem o campus sempre limpo, não é toda hora que se encontra uma lixeira por lá :(
"Você pode xingar o tempo todo, mas quando sair, vai querer voltar "
Você terá apoio. Seja na derrota e/ou na vitória. Profissionais na área da saúde e psicologia com total disponibilidade. A UFV também tem uma série de esportes, desde lutas marciais a basquete, vôlei, etc. Total inclusão. Banheiros especiais, piso tátil para cegos, rampas, elevadores nos laboratórios. E se ainda precisar de algo mais específico (eu sou anã, a faculdade procurou fazer mesas e cadeiras especiais pra mim), eles farão. Tudo bem higienizado e organizado. Biblioteca enorme, muito atualizada. Tem sinuca, totó e uma área para exercícios físicos. A cidade é plana, nem tanto, mas suficiente e confortável pra andar de bicicleta, que é o principal meio de transporte entre os estudantes. Ecológico e econômico. As refeições custam 1,90 e o RU (restaurante universitário) fica aberto de domingo a domingo. Os cursos são: Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Ciências Biológicas, Ciências de Alimentos, Administração, Sistemas de Informação, Ciências Contábeis, Química, Agronomia e Nutrição. A maioria em tempo integral. Cada curso tem uma ou até mais empresas juniores. São oferecidos vários mini cursos durante todo o ano. E no final da graduação, os coordenadores e orientadores de cada curso te auxiliam pra algum estágio muito fácil e rápido(remunerado - enquanto você estuda, o estágio é obrigatoriamente remunerar o estudante, apartir do momento em que você não tem mais nenhum vínculo com a faculdade, não passa a ser remunerado - não sei se isso é regra geral, mas na UFV CRP é assim). Trote é proibido pela faculdade. Mas tem, dentro das repúblicas e de cada curso. Não é obrigatório participar, e você não será excluído de nenhuma atividade futura se recusar. Só isso, de resto tudo pode ser conversado e resolvido. Queria dar ênfase aos cursos de engenharia civil e de produção, as duas são nota máxima (5) no Enade, especificamente na UFV CRP, Enade é o programa que avalia os cursos todo ano pelo MEC.
Paciência com os professores, bem clichê. O campus por ser em uma rodovia e dentro de uma cidade pequena, o abandono de cachorros é constante. Porém nenhum deles até hoje possuiu algum tipo de doença contagiosa ou passou carrapatos pra um estudante. Os alunos fazem vários anúncios por toda faculdade e cidade para doação, vaquinhas também. Então não tem risco de um aluno pegar algum tipo de doença, e eles não atrapalham nas aulas, o contato não é direto. A comida do RU (restaurante universitário) não é igual comida de mãe, mas é boa, tem variedades, nutricionista a disposição e opções vegetarianas (todo dia, domingo a domingo - ponto positivo pra quem vem de fora e vai morar sozinho). Os professores (nem todos) demoram postar notas de trabalhos e provas, mas pode ser resolvido rapidamente. A biblioteca ao mesmo tempo que é atualizada, ela não possui livros de matérias específicas pra todo mundo. Um exemplo, pra quem for cursar pra área de exatas, o livro de Cálculo I é muito concorrido, então as vezes será necessário o aluno entrar numa lista de espera (a lista é eficaz, cada aluno tem um prazo determinado pra ficar com o livro, então não demora muito, mas o aluno que está com o livro pode renovar, o que levaria mais tempo). A pior coisa, infelizmente é o transporte, a prefeitura disponibiliza ônibus para os estudantes da cidade até a universidade, porém os ônibus são os mesmos usados para transportar os trabalhadores rurais, não se encontram em boas condições. Nada tão perigoso, ou que coloque a vida de alguém em risco, só não é confortável. E há muita confusão durante o semestre, pois o ônibus é pago, 20 reais por mês cada, e não é todo mundo que paga, então vai ter uma leve dor de cabeça quem optar por esse transporte. Mas há várias outras alternativas, como carona, só não pegue sozinho. A cidade é pequena e até hoje nunca registrou algum ato de violência envolvendo estudantes e carona. Só isso. Tudo de negativo pode ser resolvido, revertido. A faculdade tá preparada pra receber qualquer tipo de pessoa.
"Tradição em ensino de excelência! "
- O ensino é de excelência e qualidade, sendo que, os professores são ótimos. - Como o campus de Rio Paranaíba é pequeno ainda facilita a proximidade entre a universidade e aluno. - O campus ainda está em modo de adaptação, ou seja, expandindo cada vez mais. - Possui diversas atividades extracurriculares bastante válida (empresa júnior, centros acadêmicos, MOVEN e dentre outros). - A estrutura do campus está começando a ficar mais adequada para suportar a quantidade de alunos.
- O campus Rio Paranaíba está situado no interior de Minas Gerais, ou seja, a cidade não oferece uma estrutura adequada. - Alguns cursos que necessitam mais de laboratórios com aulas práticas sofrem com a falta de equipamentos. - Falta estrutura no quesito de suporte psicológico para os alunos, já que alguns professores/funcionários não sabem lidar com essa carga emocional do próximo.
"Ótimos professores, curso unido e estrutura muito boa."
As salas são, em sua maioria, grandes e espaçosas. A biblioteca fica bem próximo do pavilhão de aulas e do RU, que se encontra no campus. Há mesas e puffs no hall do PVA. Os professores são bacanas com os alunos, sanam dúvidas, conversam sobre o curso, sobre opções de estágio, indicações de estágio.
O campus em si se encontra a 2km da cidade, necessitando um meio de transporte ou optar por carona na rodovia. Há certa dificuldade em encontrar locais para estudar na faculdade, já que muitas pessoas ficam o dia todo estudando e indo a aulas, mas ainda é possível estudar, só tem que achar uma mesa vaga no hall ou na biblioteca.
"Universidade excelente. O único ponto negativo é a localização no interior."
O Campus Viçosa é lindo, limpo e espaçoso. A infraestrutura é boa ou excelente, depende do departamento. Os professores são muito capacitados e dão ótimas aulas. Há uma variedade muito grande de oportunidades dentro da UFV, como estágios, prática de esportes, aulas de idiomas, inserção em programas voluntários.
Alguns departamentos, como é o caso do Departamento de Comunicação Social, deixam a desejar em questão de acessibilidade. A localização não é das melhores, pois, mesmo sendo uma cidade bem desenvolvida e muito boa para morar, Viçosa não tem tantas oportunidades e não abre tanto espaço para coisas novas, o que ocorre em grandes capitais.
"Ótimos professores e a empregabilidade é enorme, há muitos projetos de extensão!"
As salas de aula são bastante espaçosas, os professores são muito bem capacitados. O Campus é extremamente agradável, com bons locais para estudo, entre outros, com novas instalações estão prestes a serem inauguradas, como o refeitório e a biblioteca! Projetos de extensão são uma ótima metodologia para uma possível chance de contratação futura!
A localização é um tanto quanto remota, há poucos ônibus que levam até o local, mesmo com muitos alunos morando na região. A distância entre pavilhões pode incomodar algumas pessoas. Ainda que com sua excelência em ensino e capacitação, a UFV busca ser reconhecida em mais locais do país.
"Ótima faculdade, preocupada com o que deve realmente ensinar e com o futuro."
Professores dispostos a debater e conversar. Há várias atividades extracurriculares no campus. A cidade, por ser "universitária", possui um clima muito bom. Há muita união entre os alunos de outros cursos.
Há obras paradas na universidade. Ela é pouco conhecida pelos cursos superiores. Muitas atividades são no horário das aulas e não é sempre que os professores liberam.
"A universidade mais bonita do Brasil 😍"
Tem alojamentos na própria universidade. É como morar no jardim do Éden. Vários cursos disponíveis. Tem modalidade ABI. Só depois de um semestre que você precisa escolher entre Bacharelado e Licenciatura. Uma biblioteca maravilhosa!
Ela é enooorme! Tem que andar muito! Os alojamentos podem ficar apertados dependendo de quantas pessoas ficam por quarto.