"Para quem ainda não sabe qual área seguir!"
- Primeira graduação em 3 anos, com ensino Interdisciplinar, podendo pegar matéria de qualquer curso. - O ensino é rígido e de muita qualidade. - Professores que auxiliam e se preocupam com o futuro do aluno no mercado ou a área acadêmica. - Há vários projetos de extensão e pesquisa científica. - Os alunos criam fortes redes de comunicação para informes e serviços. - O prédio é novo e tem muitos recursos.
- Boa parte dos professores têm Lattes quilométricos e didática zero. - O Campus é muito afastado da cidade com várias ocorrências de alunos assaltados. - Faltam laboratórios no Campus, o que impede a criação de novas turmas e alunos chegam a atrasar um ano para se formar por não conseguir pegar as matérias. - O início do curso (Ciência e Tecnologia) é muito confuso e a comunicação interna do campus (reitoria-alunos) é falha, o que gera muitos alunos sem incentivo para seguir os cursos específicos.
"Ótima universidade e ensino."
O campus é limpo e espaçoso, as salas de aula possuem ar condicionado (fundamental no verão joseense), as carteiras são novas, as lousas não são de giz e todas as salas possuem retroprojetor e computador. Os laboratórios são novos e completos. Tem wi-fi que funciona na maior parte do campus. Possui quadra no próprio campus para práticas esportivas e afins. Os professores são em sua maioria jovens e de várias partes do Brasil e com vivências diferentes, o que faz com que o aluno possa ter muitas experiências positivas ao longo da graduação, além disso recebe congressos, ótima oportunidade para desenvolver o conhecimento acadêmico. A experiência mais rica que tive na Unifesp se deu na oportunidade de poder cursar matérias de quase todas as áreas do conhecimento, pude me reencontrar e acabei descobrindo a minha real motivação e paixão profissional. O ICT é muito bem visto por outras universidades do Vale, tal como o Instituto Tecnológico de Aeronáutica, onde é possível cursar matérias como aluno especial. O ICT-Unifesp conta com grupo de robótica, atlética, empresa júnior, AIESEC, bateria, aulas de idiomas ministradas pelos próprios alunos, centro acadêmico, projetos voluntários, entre outras atividades extracurriculares. Muitos alunos da Unifesp conseguem oportunidade de estágio na Embraer, GM, Siemens, BASF, Monsanto e startups. No mais, é uma excelente universidade para quem já tem certeza do que deseja cursar quanto para quem quer explorar várias áreas.
As aulas são ministradas no campus do Parque Tecnológico (Dutra), salvo algumas exceções no campus Talim, cujo acesso não é muito prático caso não seja feito de carro. Outro ponto negativo é a extensão do campus, que conta com um prédio principal e a quadra somente, não é exatamente um problema mas junto com a falta de distrações ao redor torna-se um pouco enfadonho quando o aluno deseja sair da rotina.
O curso de enfermagem conta com estágios desde o primeiro ano, o que é um diferencial na grade curricular. Ao longos das disciplinas fazemos teoria e prática, o que enriquece a aprendizagem. Contamos com o corpo docente altamente qualificado, na qual a maioria apresenta mestrado e doutorado. Por ser integral, o curso oferece uma rica e ampla formação. Podemos participar de cursos de extensão, ligas acadêmicas e iniciações científicas. Recomendo a Universidade amplamente para quem quer seguir na área.
Dificilmente da para se empregar durante o curso, e a infraestrutura peca um pouco, mas nada que interfira no processo de ensino-aprendizagem.
A UNIFESP é uma faculdade que te acolhe como família. Além disso, são inúmeras oportunidades de construir uma carreira de sucesso desde os primeiros anos da graduação.
Por ser uma universidade federal, há precariedade de infraestrutura em alguns pontos, como salas de aula e banheiros, pela falta de investimentos governamentais.
"Interdisciplinaridade para uma formação completa!"
No começo do curso você tem disciplinas que constituem um ciclo básico, o que permite que todos os alunos formados possuam conhecimentos interdisciplinares que hoje em dia são tão importantes no mercado de trabalho. Além disso, todos entram em um único curso e depois seguem suas trajetórias, o que faz com que você possa concluir a graduação com dois diplomas. A universidade conta com professores muito bem qualificados, uma estrutura nova com salas e laboratórios bem equipados e dá a chance aos alunos de terem experiências incríveis ao participarem de projetos fora da sala de aula como a atlética, grupo de robótica, bateria, liga estudantil de biotecnologia, aulas de idiomas, empresa júnior e muito mais. É uma boa universidade para quem quer uma formação diferenciada e para aqueles que querem a certeza de um ensino de qualidade!
O ponto negativo do campus em São José dos Campos é a localização. Ele está longe do centro da cidade e em uma região não muito segura.
"Ótima integração e professores!"
Na UNIFESP existe diversos grupos de extensão em diversas áreas, empreendedorismo, games, audiovisual, robótica, biotecnologia, sempre apresenta diferentes atividades para se fazer além da grade curricular, se desejar, como aulas de dança, de música, esportes, organização, meditação, aulas de idiomas, e com profissionais muito competentes e que estão sempre tentando ajudar.
A localização é muito ruim, ela é muito distante do centro, fica em um lugar isolado, onde não passam tantos ônibus, praticamente um ônibus passa lá, e muitos alunos de moto ou que esperava o ônibus, foram assaltados, mas a segurança tem aumentado nós últimos tempos.
"Melhor universidade e melhor curso!"
A UNIFESP traz ao discente a possibilidade de escolher a melhor forma de levar a graduação! Os docentes são bem capacitados e são educadores de qualidade que formam profissionais que amam o que fazem e que buscam o aperfeiçoamento constantemente.
O fato do campus ser dividido em vários prédios é um ponto negativo, pois faz com que o discente perca tempo no transito entre os prédios e se exponha a situações de insegurança.
"Formação diferenciada e ético-técnico-politica"
A formação na UNIFESP é muito diferenciada de outras instituições de ensino e o programa político pedagógico do campus, visando a interprofissionalidade desde o primeiro semestre é muito enriquecedora. A UNIFESP proporciona uma formação humanizada aos seus profissionais, que saem muito mais capazes de terem uma atuação ética-técnico-política que busque sempre a compreensão holística dos sujeitos acompanhados, capacitados para atuar nos e lutar pelos serviços públicos de saúde, assistência social, educação, cultura, entre outros.
O desmonte nas políticas de incentivo a Educação Pública impactam diretamente na qualidade e na oferta de recursos e da permanência estudantil.
"ótima estrutura e professores "
A interação dos professores com os alunos cria um ambiente incrível de aprendizagem. Todos os professores são altamente qualificados e estão prontos a ajudar.
Em alguns laboratórios, por ser uma faculdade pública e necessitar do subsídio do governo, não há materiais suficientes e os pesquisadores tiram do próprio bolso para custear os experimentos.
"Excelentes professores e principalmente orientadores"
Além da estrutura bem completa do prédio e dos laboratórios, os professores em especial são o coração do ensino na unifesp, são extremamente preparados, são muito capacitados para não somente ensinar, mas também para orientar o aluno a buscar conhecimento em livros, artigos, revisões, com experiências próprias, assim como, a maneira de construir projetos, como fazer uso do método científico dentre outras vantagens.
Nem sempre as salas de informática dos laboratórios de uso comunitário, estão disponíveis, as vezes por limitação do número de computadores, mas também por alguns computadores não estarem funcionando, ou mouse ou teclado não funcionando, e os estácionamento e ponto de ônibus durante a noite podem ficar bastante escuros e gerar insegurança